Um ano após o lançamento da Política de Combate à Discriminação e Violência, e com mais de 19 mil denúncias válidas, plataforma reforça seu compromisso ao atualizar as regras de sanções do documento.
O iFood completa um ano da sua Política de Combate à Discriminação e Violência, criada para garantir um ambiente mais seguro e ético para entregadores, estabelecimentos parceiros, clientes e operadores logísticos. Nesse período, a empresa recebeu mais de 19 mil denúncias válidas. Entre elas, cerca de 38% foram contra estabelecimentos, 33% contra clientes e 28% contra entregadores. No primeiro ano da iniciativa, 90% das denúncias válidas resultaram em sanções.
Para reforçar seu compromisso, o iFood atualiza a Política, com uma nova versão do documento que classifica as infrações em cinco níveis de gravidade, com penalidades que vão de advertências e bloqueios temporários até a desativação definitiva da conta nos casos mais graves.
O iFood mantém o suporte a todos os entregadores e entregadoras que tenham sido vítimas de discriminação, ameaça, agressão física e/ou violências sexuais, por meio da Central de Apoio Psicológico e Jurídico, em parceria com a organização Black Sisters in Law. Em 2024, foram mais de 400 entregadores atendidos sendo a maioria dos casos relacionados a discriminação (40%) seguido de agressão física (26%).
“O iFood está comprometido em construir um futuro mais justo e respeitoso, onde não haja espaço para discriminação, preconceito ou violência por nenhuma das partes envolvidas na plataforma”, afirma Tatiane Alves, Gerente de Impacto Social e Sustentabilidade do iFood. “Com essa iniciativa, reforçamos nosso compromisso com a dignidade, a integridade e o respeito, ressaltando que não toleramos condutas violentas de nenhum usuário ou parceiro do nosso ecossistema”, completa a executiva.
Entre 2023 e 2025, o iFood implementou diversas iniciativas do Plano Antidiscriminatório. A campanha #BoraDescer, realizada no Rio de Janeiro e em Brasília, incentivou a retirada de pedidos na portaria, resultando em uma redução de 70% nos conflitos entre entregadores e clientes no Rio. Em dezembro de 2024, o iFood lançou a Cartilha de Direitos e Acesso à Justiça, em parceria com a Secretaria de Acesso à Justiça e as Black Sisters in Law, para conscientizar sobre direitos e recursos disponíveis na plataforma. Já em janeiro de 2025, a AMOBITEC, associação da qual o iFood faz parte, firmou um Termo de Cooperação com o Ministério da Igualdade Racial para combater o racismo e a intolerância religiosa.
Como denunciar
Clientes podem denunciar pelo app do iFood em Ajuda > Casos Críticos > Reportar um incidente grave. Entregadores podem usar o botão flutuante de emergência durante a rota ou acessar “Alerta de casos graves” no menu. Estabelecimentos devem reportar na aba “Chamados e Ajuda” do Portal do Parceiro, enquanto operadores logísticos e franqueados podem usar o sistema de gestão.
Confira detalhes sobre a atualização da Política de Combate à Discriminação e Violência do iFood no site.
Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, e com um impacto socioambiental positivo.
Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 110 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 360 mil entregadores conectados, 380 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.500 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.