Na madrugada desta quinta-feira (23), uma operação da Polícia Civil, conduzida pelo CATTI-DESC (23ª Coorpin-Eunápolis) e com apoio das delegacias de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, localizou dois criminosos de alta periculosidade na região de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália.
Durante a abordagem, os suspeitos reagiram, resultando em confronto e na morte de ambos.
Os investigados, Edineilson Sirino Pesca, conhecido como Caqui, e Jildevan Bispo Santos, vulgo Boca Fina (23 anos), estavam em um veículo Chevrolet Onix branco quando desobedeceram a ordem de parada e fugiram em alta velocidade. Durante a perseguição, dispararam contra os agentes, culminando em um confronto após o carro colidir em uma área de vegetação.
Histórico criminal
Ambos eram conhecidos por espalhar terror nas cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Monte Pascoal, em Itabela. Os investigados acumulavam acusações de homicídios, tráfico de drogas e assaltos.Crimes atribuídos a Edineilson e Jildevan
Homicídio de Renilton Pinheiro da Silva (13/09/2024): Morto dentro de sua casa na Aldeia Boca da Mata, em Trancoso.
• Assassinato de Wanderson Poubel Parreira (28/10/2024): Corpo encontrado próximo a um carro queimado em Monte Pascoal.
• Homicídio de Geverson Novais dos Santos, vulgo Popó (07/05/2022): Morto na Aldeia Novos Guerreiros, em Porto Seguro.
• Execução de Kauan Antonino, vulgo Toinho (28/06/2024): Adolescente de 17 anos morto com mais de 20 disparos no bairro Campinho, em Porto Seguro.
• Homicídio do motorista de aplicativo Pedro Lauan Souza Oliveira (09/01/2025): Corpo encontrado em Monte Pascoal, Itabela, e carro abandonado na orla de Santa Cruz Cabrália.
Os dois também eram investigados por envolvimento com tráfico de drogas, ligação com a facção PCC, roubos em propriedades rurais e recentes assaltos em Nova Cabrália.
Repercussão e desdobramentos
A operação reforça o empenho da Polícia Civil no combate ao crime organizado na região. As investigações continuam para identificar outros envolvidos nos atos criminosos.
Por Via41