Moradores de Porto Seguro, , encontraram a carcaça de uma baleia à deriva em uma praia da região, na quarta-feira (11). Segundo o Projeto Baleia Jubarte, o animal era um filhote que estava em alto nível de decomposição.
Neste ano, foram registrados 16 encalhes de baleias jubarte na Bahia. Apesar de ser temporada de reprodução da espécie, quando dezenas delas costumam aparecer no litoral do estado, o Projeto Baleia Jubarte não confirmou a espécie do animal encalhado.
Segundo o Projeto, não é possível confirmar a espécie justamente por causa do alto grau de decomposição da carcaça, que estava com vísceras expostas e sem as nadadeiras.
Ainda conforme o Projeto Baleia Jubarte, o filhote foi retirado da água por banhistas e colocado na faixa de areia. Por se tratar de uma praia de grande movimento turístico, a prefeitura optou por fazer a remoção imediatamente.
Por isso, a equipe do Projeto Baleia Jubarte de Caravelas, cidade a aproximadamente 250 km de distância do local do encalhe, não conseguiu chegar a tempo de averiguar mais detalhes sobre o que provocou a morte do animal.
Por G1