Lara Borges Rocha, de 17 anos, participou de um projeto que unia inglês, meio ambiente e inteligência artificial, e foi premiada com uma viagem para Dubai, para acompanhar, junto com o professor, a COP 28
Estimule Empatia 2023
Inteligência artificial gerou essa imagem a partir da frase criada pela aluna.
Lara Borges Rocha, aluna do Colégio Evolução, em Porto Seguro - BA, participou de um projeto que unia inglês, meio ambiente e inteligência artificial. E ela foi premiada com uma viagem para Dubai, para acompanhar, junto com o professor Moises Sant'Ana, a COP 28.
O projeto se chama Estimule Empatia e foi promovido pelo Edify Education, empresa de soluções educacionais em inglês presente em mais de 400 escolas. A ideia era unir professores e alunos em uma grande campanha sobre a questão climática e o futuro do planeta.
Além de levar conteúdo e troca para a sala de aula, o projeto provocou os alunos a pensarem sobre suas esperanças para o futuro do planeta. Os alunos foram convidados a criar imagens com inteligência artificial para compartilharem seus desejos e sonhos. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de usar a nova tecnologia, muitas vezes pela primeira vez, o que contribui para o letramento digital deles, habilidade indispensável atualmente.
Veja a frase premiada da aluna, escrita em inglês para o projeto:
O que espero para o futuro? Quero que as pessoas deixem o preconceito de lado e comecem a ver que religião, cor e cultura não tornam uma pessoa superior ou inferior. Dessa forma, deixaremos de lado os problemas constantes do cenário geopolítico e passaremos a focar apenas no problema real vivido: os Desastres Ambientais. Nosso planeta está clamando por ajuda! E nós, a sociedade da informação, devemos cuidar disso! Inventamos uma ferramenta capaz de ligar um continente a outro em segundos! Algo que as gerações passadas pensavam ser impossível! Além disso, criamos a neurociência e conseguimos estudar a máquina mais poderosa e mais difícil de manusear, o cérebro. Seremos realmente incapazes de cuidar do nosso planeta? Lembre-se, uma pessoa não pode fazer a diferença, mas uma nação pode!
"Foi minha primeira vez utilizando inteligência artificial e eu realmente achei uma experiência sensacional. Analisar a máquina transformar minhas ideias escritas em linguagem verbal em linguagem não verbal foi realmente maravilhoso. Eu consegui observar na imagem o meu objetivo quando eu escrevi o texto." - destacou a aluna.
LGA Comunicação