Dez pessoas passaram mal após inalar gás de amônia dentro de uma fábrica, na manhã desta segunda-feira (18), na zona rural do município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. O caso aconteceu após um vazamento na área de produção do frigorífico da indústria. As vítimas não correm risco de morte.
O incidente aconteceu com funcionários da empresa "Naturaves". Em nota, a companhia afirmou que após a identificação do vazamento foi realizada a evacuação do local e das imediações.
Após o ocorrido, os dez funcionários alegaram irritação nas vias aéreas e nos olhos. Eles foram socorridos e encaminhados para o Hospital Regional de Eunápolis. Os profissionais ficaram em observação e no fim da tarde desta segunda-feira receberam alta médica.
A empresa informou que todas as atividades foram suspensas e as equipes de segurança trabalham para identificar o motivo do incidente. A previsão é que na terça-feira (19) os trabalhos sejam retomados.
Ainda segundo a "Naturaves", a empresa realizou durante todo o dia manutenção de todo sistema de refrigeração do frigorífico, incluindo testes com detectores de amônia nas áreas, que segundo a companhia, são fundamentais para o restabelecimento das operações nos locais em que o sistema de refrigeração tem passagem.
De acordo com a empresa, foram observadas todas as regras referentes ao ambiente e segurança no trabalho.
MPT abre inquérito
O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou procedimento para apurar o incidente ocorrido na empresa "Naturaves".
O MPT deve solicitar informações dos órgãos que atuam no caso, como Polícia Civil, e solicitar perícia técnica para verificar se todos os itens das normas técnicas de saúde e segurança do trabalho são cumpridos pela empresa.
De acordo com o órgão, a "Naturaves" também pode ser notificada a apresentar documentos e prestar esclarecimentos.
Por G1