Desde da última sexta feira 04/02/2023, que moradores da rua Elisney Pereira no bairro Baianão, vem tendo transtornos e prejuízos com a obra da rede de esgoto do Mix Mateus, recém inaugurado na avenida do Trabalhador em frente ao residencial Gaudi.
Na sexta feira citada, funcionários de uma empresa, começaram abrir a rua para ligar o esgoto, moradores perguntaram, que obra era aquela, e logo foram surpreendidos com a resposta, que seria o esgoto do Mix Mateus, que está a mais de dois quilômetros de distância.
Um dos homens que estava no local, que disse ser o chefe daquela obra, informou, que a obra teria sido autorizada pela Embasa e pela Prefeitura de Porto Seguro, e que o motivo de fazer o serviço naquele local, seria por ser o local mais próximo da base de tratamento de esgoto.
Questionado sobre a recuperação do asfalto, o homem informou que seria recuperado de imediato, que no sábado eles concluiriam a encanação do esgoto e que no máximo dois dias seria o tempo que a Embasa autorizaria o asfalto, então eles fariam a recuperação asfáltica.
No sábado (05), a mesma retro escavadeira usada para abrir a vala, foi usada para fechar, a partir daí, começou o sofrimento dos moradores por causa da muita poeira.
Comerciantes da rua começaram a ter prejuízos, porque os clientes não conseguiam acessar os estabelecimentos, uma dona de um pequeno Hortifruti, perdeu várias furtas e verduras com a poeira que invadiu seu comércio.
Um comerciante que realizou uma festa na noite do sábado, teve que ver seus clientes indo embora porque ficou insuportável ficar na festa e no meio da poeira.
Na manhã de segunda feira, (06), moradores, foram ao Mix Mateus conversar com a gerência, na conversa, foi informado que o problema seria resolvido o mais rápido possível, o engenheiro da obra, conversou com os moradores e se comprometeu em resolver o problema, mais logo informou, que não estava conseguindo uma empresa que faz o asfalto para poder recuperar o local que foi aberto.
Com as cobranças dos moradores, o engenheiro, foi ao local na tarde de terça feira (07) com um caminhão pipa onde jogou água e lavou parcialmente o local, os moradores aguardaram o caminhão Pipa, na manhã de quarta feira (08) conforme foi prometido no dia anterior pelo engenheiro, mais infelizmente o caminhão não apareceu.
Além dos prejuízos e o grande transtorno aos moradores, algumas pessoas já estão tendo problemas de saúde por causa poeira, uma moradora que tem um familiar acamado, falou que está desesperada, porque seu familiar tem que ficar o dia inteiro deitado só de fralda por causa do calor e toda hora está coberto de poeira.
Nossa reportagem entrou em contato com a Embasa ás 13:00hs desta quarta feira (08), para falar sobre o assunto. A assessoria informou que já iria enviar uma nota, ficamos aguardando durante toda a tarde e noite e a nota não foi emitida.
No mesmo Horário, entramos em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura.
O assessor de comunicação, nos informou que a Sedur, e a infraestrutura já, havia notificado a embasa, para terminar o serviço e fazer o recapeamento asfáltico e que a embasa já foi notificada e multada.
Ficamos aguardamos uma nota oficial da prefeitura, mas também não nos enviou.
Revoltados, alguns moradores disseram que irão abrir um processo na justiça por danos materiais.
Ficamos aguardamos uma nota oficial da prefeitura, mas também não nos enviou.
Revoltados, alguns moradores disseram que irão abrir um processo na justiça por danos materiais.
Os moradores também estão se mobilizando, e se o problema não for resolvido essa semana, eles irão fazer um protesto na entrada do mercado, onde irão mobilizar a imprensa e ficarão até que os responsáveis de fato apareçam e resolva o caus que os moradores estão vivendo.
Veja Video abaixo de alguns registros feitos por um morador.