div>

Tênis de mesa: história, regras e equipamentos



O tênis de mesa é um esporte de raquete popular que cria vínculos. Os pátios ao ar livre de faculdades e escolas secundárias, centros juvenis ou parques de campismo costumam ter mesas de pingue-pongue disponíveis.

Ter o básico do tênis de mesa permite que você jogue com amigos, participe de torneios amistosos ou encontre seu caminho na competição.

A história do tênis de mesa

O tênis de mesa nasceu no final do século XIX, em plena burguesia inglesa. O tênis já havia conquistado a alta sociedade por algumas décadas. Reza a lenda que durante um jantar social, um senhor quis explicar algumas tácticas de jogo (de ténis) aos convidados. Dispuseram os livros na mesa como rede, escolheram a rolha de um bom champanhe como bola e caixas de charutos como raquetes. A atividade revelando-se muito divertida e adaptada aos invernos ingleses, foi aperfeiçoada e difundida. Os fabricantes conquistaram o mercado e o primeiro torneio internacional aconteceu na Hungria em 1897 . O jogo chegou à China por meio de concessionárias europeias.


A bola, originalmente feita de borracha, aproximou-se de seu design atual quando James Gibb voltou da América em 1901 com uma bola de celulóide mais leve. A borracha foi então utilizada como revestimento nas raquetes.


A Federação Internacional de Tênis de Mesa foi criada em 1926 e a da França no ano seguinte. No início do século XX, os pódios dos campeonatos de tênis de mesa eram dominados pelo Leste Europeu, antes que a Ásia se impusesse amplamente, a partir de 1960. Os Jogos Olímpicos sediaram o tênis de mesa, em Seul, em 1988.

Prática escolar de tênis de mesa

Tênis de mesa é uma atividade desafiadora para crianças mais novas. Este APS é geralmente oferecido a partir do dia 4, até o terminal. Um verdadeiro ciclo de aprendizagem pode então ser configurado, respondendo perfeitamente aos programas. Coordenar os próprios movimentos e adaptá-los ao ambiente, desempenhar um papel, gerir as próprias emoções, participar numa dupla atividade, tomar rapidamente uma decisão… todas estas são competências exercidas pelo ténis de mesa.


Desde a escola primária é possível oferecer sequências de desportos de raquete, através da criação de workshops simplificados, utilizando raquetes e bolas de ténis de mesa, em paralelo com equipamentos de ténis e badminton. Experimentar materiais e observar os resultados de suas ações são habilidades muito visadas na prática da educação física, antes do ensino médio.


Regras do tênis de mesa

O básico

Este esporte é praticado em uma mesa de dimensões regulamentares, dividida em duas quadras por uma rede. Tal como acontece com o tênis, o tênis de mesa é jogado em simples ou duplas. Os jogadores trocam a bola de cada lado da rede. Antes de devolver a bola, o jogador deve obrigatoriamente observar um rebote em seu próprio terreno.


Equipe vencedora

Uma competição é disputada em três ou quatro rodadas vencedoras. O vencedor de uma rodada é o primeiro a somar 11 pontos, com 2 pontos de diferença. Sem essa lacuna, o jogo continua até que um dos jogadores marque dois pontos a mais que seu oponente.


Duplas de tênis de mesa

As regras são as mesmas de simples, mas o saque é imposto na diagonal. Então os jogadores jogam um após o outro.


Saque do tênis de mesa

O primeiro jogador a sacar é determinado por sorteio; o outro fará o primeiro saque no próximo set. Cada jogador executa o serviço por dois rallies seguidos, ganhando o ponto ou não. De um resultado de 10 a 10, o saque é feito um por vez.


O saque único pode ser feito na diagonal ou linearmente. O jogador arremessa a bola e bate nela com a raquete para primeiro rebater em sua quadra, depois na quadra adversária. Se no passe, a bola tocar na rede, há um "let" e o saque deve ser reiniciado.


O regulamento exige que o saque respeite as seguintes instruções: bola largada na palma da mão aberta e imóvel, lançada verticalmente a pelo menos 16 cm de altura e batida ao descer.


faltas de tênis de mesa

Um ponto é ganho quando o adversário comete uma falta.


As faltas mais comuns

O jogador não consegue lançar a bola.

A bola quica mais de uma vez em sua quadra.

O jogador pega a bola na hora por cima da mesa (sem rebote), se for tirada de fora da mesa perde o ponto para quem mandou.

Ele manda a bola para fora da área de jogo do adversário (em seu próprio campo ou fora da mesa).

A bola bate na rede ou em uma trave.

O saque não é regulamentar.


As outras faltas contadas em competição

Um jogador toca a mesa com a mão livre.

Ele move a mesa.

Ele faz a bola tocar a raquete uma segunda vez, intencionalmente.


Conclusão

O tênis de mesa é um esporte muito popular e também é jogado de maneira profissional. Hoje é possível até mesmo fazermos apostas online em jogos profissionais de tênis de mesa, várias casas de aposta, como a pinnacle, oferecem essa modalidade de aposta.


Tecnologia do Blogger.