Um tonel de metal foi encontrado na praia de Jacumã, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, na tarde segunda-feira (29). A previsão é de que o material, com estrutura bastante enferrujada, seja retirado do local nesta terça-feira (30).Ainda não há detalhes sobre as circunstâncias do aparecimento do tonel. Técnicos da fiscalização do Meio Ambiente do município farão a análise do material, e investigarão se há relação com a incidência de óleo nas praias das orlas sul e norte de Porto Seguro encontradas na quinta-feira (25).
A Marinha do Brasil informou que, além da orla de Porto Seguro, os resíduos apareceram também nas praias de Arraial D’Ajuda e em Cumuruxatiba. O material foi coletado e encaminhado para análise.
O órgão acrescentou que permanece em alerta para auxiliar na remoção de eventuais novos casos e prestar apoio aos órgãos de meio ambiente estaduais e municipais.
Segundo a prefeitura de Porto Seguro, a suspeita é de que as manchas podem ser as mesmas causadas pelo óleo que atingiu a costa brasileira há quase três anos. As primeiras aparições foram vistas na Bahia em outubro de 2019.
Na cidade, o material foi visto nas praias do Delegado, no distrito de Arraial d'Ajuda, e do Mundai. Ainda conforme a prefeitura, agentes de fiscalização foram até os locais indicados e constataram que não houve derramamento na costa, nem outra atividade que pudesse ter descarregando óleo in natura.
Os fragmentos foram colhidos para análise e o órgão informou que, com o surgimento das manchas, irá retomar o monitoramento das praias. Caso a população encontre novos fragmentos, a orientação é evitar o contato direto com e material e ligar para a prefeitura de Porto Seguro.
Por G1