Página da TV Pataxó divulga nota sobre tiroteio nesta qurata feira na Aldeia Barra Velha onde policiais ficaram feridos
No início da noite desta quarta feira 17/08/2022, vários áudios foram divulgados pela redes sociais, onde falavam do tiroteio na aldeia de BarraVelha em Porto Seguro, que dizia haver policiais mortos no confronto.
Logo após os boatos, a página da TV Pataxó no facebock, divulgou um texto onde diz que não houve mortes de policiais, mais que policiais ficaram feridos no confronto.
Veja nota abaixo:
Povo Pataxó segue refém em suas comunidades!Aconteceu nesta quarta-feira, dia 17, mais um episódio de pânico e desespero em aldeias do Povo Pataxó na T.I Barra Velha, município de Porto Seguro, Bahia. Pistoleiros e milicianos, policiais militares a paisana, a mando de fazendeiros da localidade atacaram a comunidade Boca da Mata nesta tarde de quarta-feira.
Segundo informações preliminares, o tiroteio durou aproximadamente 1 hora e encurralou a comunidade em suas casas, escolas, e algumas pessoas fugiram também para a mata. Em vídeo que circula nas redes sociais é possível ver claramente a comunidade correndo para se abrigar dos tiros e é possível ouvir o barulho de tiros ao fundo.
Já mais para o final da noite, em troca de tiro entre os próprios milicianos, policiais Militares ficaram feridos, não se tem notícias do quadro clínico dos mesmos, porém segundo o que está circulando nos grupos de whatsapp, os próprios fazendeiros acusam os indígenas de terem causado os ferimentos, o que é totalmente contraditório, uma vez que os próprios milicianos que estavam atacando a comunidade, e a comunidade se quer tem recursos básicos para subsistência.
Não é a primeira vez que episódios como esse acontecem na localidade. Recentemente fazendeiros expulsaram indígenas que faziam ocupação próximo a aldeia Cassiana, aldeia vizinha a Boca da Mata.
As comunidades vivem com o medo de um novo FOGO DE 51 possa acontecer. O medo é por conta do forte clima de tensão que paira as aldeias, pois pistoleiros cercam as comunidades os inibindo de saíram das aldeias. A poucos dias atrás, em mais uma tentativa frustrada de tornar a comunidade refém, pistoleiros tentaram atear fogo em uma das pontes de madeira que dá acesso a aldeia Boca da Mata e Cassiana.
OMISSÃO DO GOVERNO DO ESTADO E DO GOVERNO FEDERAL
Todas as denúncias foram devidamente registradas e denunciadas junto as instâncias de governo, a FUNAI como sempre se abstém de qualquer ação, em um nítido reflexo da política anti indígena do governo Federal. O governo do Estado da Bahia também foi procurado para tentar intervir na situação, uma vez que é possível constatar policiais a paisana junto aos pistoleiros, porém nada fez até o presente momento.
A maior cobrança nesse momento é que a FUNAI faça cumprir seu papel de acompanhar as comunidades, e de que o governo do Estado, faça os devidos encaminhamentos junto a Secretaria de Segurança Pública. Vale ressaltar que à alguns meses o Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia se prontificou a ir até as comunidades, porém até o presente momento nem o mesmo, e nenhuma instância do Governo Estadual se manifestou.
Tvpataxooficial