As lojas online tornaram-se parte integrante de nossas vidas. Com que frequência você encomenda algo online? Um par de calçados masculinos? Ou ainda um sapatênis masculino? Talvez até móveis? Até mesmo as compras agora podem ser encomendadas online. A Amazon é o favorito entre os sites de comércio eletrônico, onde você pode simplesmente comprar qualquer coisa.
Se o seu negócio consiste na venda de um produto ou serviço, não há como contornar uma loja online. O objetivo da loja online é tornar o processo de compra mais fácil para você e seus clientes. Com uma loja real, isso custaria muito mais tempo e dinheiro.
Por exemplo, você teria que pagar aluguel todos os meses. Já para uma loja online, você só precisa de um site de comércio eletrônico e do produto que está vendendo.
O que é e-commerce?
Commerce é a palavra inglesa para comércio, ou seja, a troca ou compra de mercadorias entre partes diferentes. O comércio eletrônico descreve exatamente esse processo, mas online. O “E” significa “eletrônico”.
O comércio eletrônico pode assumir várias formas, desde venda social no Instagram a sites de leilão, como o eBay, até sua própria loja online. Quais produtos ou serviços são oferecidos lá é totalmente aberto.
Vantagens da loja online para empresas
O volume de negócios gerado pelo comércio online tem aumentado de ano para ano nos últimos anos, à medida que mais e mais pessoas estão percebendo as vantagens das lojas online. A conveniência de navegar online e ter os produtos entregues em sua casa é um fator enorme que não pode ser esquecido.
Além disso, seu concorrente provavelmente já possui uma loja online. Independentemente de você ser proprietário de uma pequena empresa ou ter sua própria loja, criar sua própria loja online sempre faz sentido. Uma presença online garante mais visibilidade e mais visitantes, tanto online como offline.
Você também pode abrir novos mercados e conquistar clientes em todo o mundo. Isso dá às pessoas da cidade vizinha, do país vizinho e até de outro continente a chance de comprar seus produtos. As possibilidades são infinitas.
7 benefícios de um site de comércio eletrônico
Custos operacionais baixos e disponibilidade 24 horas por dia
Ao contrário de uma loja de varejo, você não precisa alugar nenhum local para uma loja online. Assim, você economiza no custo do aluguel, eletricidade, seguro e tudo mais. Em troca, você pode investir o dinheiro em seu próprio negócio.
Além disso, as lojas online estão abertas 24 horas por dia para clientes de todo o mundo. Os sites de comércio eletrônico criam um grande valor agregado para sua empresa sem nenhum custo adicional.
Controle sobre o design e a mensagem da marca
Com sua própria loja online, você pode entrar em contato com os clientes da maneira que achar melhor. Se você compartilha as histórias de sucesso de seus clientes ou apresenta todo o portfólio de produtos na página, depende inteiramente de você. Com seu próprio site de comércio eletrônico, você não precisa se preocupar com limites de caracteres irritantes ou restrições de tamanho de imagem.
Além disso, oportunidades de marketing completamente novas estão se abrindo. Por exemplo, você pode enviar aos seus clientes e-mails regulares com os produtos mais recentes ou campanhas de descontos.
Dados do usuário
Você pode coletar dados úteis sobre o comportamento do usuário por meio de sua própria loja online. Isso permite que você veja quais produtos e páginas têm um bom desempenho e você pode se concentrar em seu desenvolvimento posterior. Seus clientes também se beneficiarão com isso.
Afinal, você pode trazer mais do que os clientes desejam para o mercado e menos do que está acumulando poeira nas prateleiras digitais. Além disso, você pode ver quando um cliente sai do seu site.
Se a saída ocorrer repetidamente no mesmo lado, pode haver espaço para melhorias. Com os ajustes corretos, você pode mover seus clientes para a próxima etapa em vez de sair da página.
Exclusividade de seus próprios produtos
Uma desvantagem das grandes plataformas de comércio eletrônico é que as da concorrência são sempre exibidas ao lado de seus produtos. Essa batalha por atenção leva a guerras de preços e redução das margens de lucro.
Com sua própria loja online você evita esses problemas, pois seus clientes verão apenas seus produtos e serviços. A probabilidade de uma compra também é muito maior porque seus clientes vieram até você especificamente e não para a concorrência.
Visibilidade aprimorada por meio de SEO
Se você investir tempo na otimização do mecanismo de busca de sua loja online, será recompensado com mais visibilidade para sua marca. Cada passo nessa direção ajuda a construir uma loja de sucesso.
Portanto, certifique-se de que o Google exiba seu site para os produtos relevantes e que seus clientes tenham uma experiência de compra agradável.
Sem taxas de transação
A maioria das plataformas de comércio eletrônico com as quais você pode criar suas próprias lojas online não cobra uma taxa de transação, mas uma taxa mensal. Como resultado, o custo é baixo e permanecerá assim mesmo se você se tornar a próxima Amazon.
Promova a fidelidade à marca
Um dos objetivos da loja online é construir uma base de clientes leais. Portanto, incentive a fidelidade à marca, recompensando os clientes que compram de você repetidamente. Isso funciona, por exemplo, com descontos especiais de fidelidade.
Abra sua própria loja online – isso é o que conta
Antes de abrir sua loja online, você deve elaborar um plano sólido. Para isso, estabeleça um plano passo a passo, levando em consideração também os recursos e o tempo disponível.
Pense em um nome para seu domínio e preços para os produtos. Escolha um provedor de hospedagem na web e uma plataforma de e-commerce adequada. Há um número quase infinito de decisões que você precisa tomar. Listamos alguns fatores importantes para você a seguir.
Projeto
O olho não apenas come, mas também está significativamente envolvido na decisão de compra. O design por si só deve ser um ímã para o cliente. Lembre-se também que muitas pessoas hoje em dia usam smartphones para acessar a internet. Portanto, seu site precisa ter uma boa aparência mesmo em telas pequenas, caso contrário, você perderá clientes para a concorrência.
Funções de vendas
Os descontos e as vendas são uma ferramenta importante para convencer os clientes indecisos. Você também deve oferecer métodos de pagamento suficientes para que seus clientes possam escolher seus favoritos.
Seja transparente com a estrutura de custos. Se houver custos adicionais para um determinado método de envio ou pagamento, comunique-o.
Gestão de lojas
Depois de abrir sua loja online, chegará um momento em que os pedidos assumirão o controle. Nestes casos, você precisa de um bom sistema.
- Você precisa de um bom sistema de controle de estoque que o notifique quando os estoques estiverem baixos e desative automaticamente os produtos quando eles não estiverem mais disponíveis.
- Rastreamento de remessa, incluindo um pedido e confirmação de remessa, são essenciais para que seus clientes se sintam confortáveis ao comprar.
- Opte por taxas de envio flexíveis dependendo do peso, tamanho e destino. Pense também em quaisquer impostos e taxas.
- Por último, mas não menos importante, você deve ser capaz de documentar tudo meticulosamente e, idealmente, também ser capaz de exportar para avaliações e contabilidade.