A reportagem do Obaianao, foi contactada por uma pessoa que se identificou como ” Dete” e que disse ser representante do Lutador de MMA Joao Peña Ostos, peruano de 33 anos, de nacionalidade Peruana e que está desaparecido desde de 2018.
Em busca nos motores de pesquisa nossa reportagem econtrou várias postagens relatando sobre o desaparecimento de João Peña.
Dete, informou que as últimas informações que tiveram, é que um rapaz muito parecido foi visto em Porto Seguro. Segundo Dete, João pode estar sem memória, inclusive em situação de rua.
O lutador deixou Lima, capital do Peru, em 2014. Entrou no Brasil depois de encarar uma viagem de barco pela tríplice fronteira amazônica (Brasil, Colômbia e Peru). Queria começar uma nova vida em Manaus e se tornar um medalhista mundial de vale-tudo. Na capital manauara deu o primeiro passo na carreira internacional ao conquistar uma medalha de ouro em um torneio local.
Se tornou ilegal no país e mudou de estado. Impedido de trabalhar formalmente, passou a oferecer serviços em um espaço de carga e descarga, em São Paulo, depois de realizar vários bicos em academias de artes marciais da maior cidade do país.
Último contato
Desde 7 de agosto de 2018, João está desaparecido. Naquele dia, o pai, Jagne Peña, recebeu uma mensagem do segundo dos quatro filhos que tem, dois homens e duas mulheres. Pelo messenger, aplicativo de troca de mensagem do Facebook, o lutador avisou que estava viajando. O destino era a Bahia, o propósito da visita era desconhecido.
Era o quinto dia de viagem de João quando ele deixou de responder os familiares. O último contato foi feito no estado de Minas Gerais, em Oliveira, cidade com pouco mais de 40 mil habitantes, e distante cerca de 150 km da capital, Belo Horizonte.
Jagne pôde confirmar a localização porque o filho lhe enviou uma foto da fachada de uma igreja católica. O templo religioso foi reconhecido pelos moradores do município que tiveram contato com o drama da família Peña, após a história ser compartilhada com exaustão pelo pai em grupos do Facebook da cidade e em outros criados para ajudar nas buscas de desaparecidos.
Por favor, nos ajudem compartilhando, a família mora no Peru, e sofre muito.
Se encontrar alguém parecido com Joao, tire uma foto ou faça um vídeo e nos envie.
Tel.: (11) 98216-5448
Com informações de Nilson Marinho