No dia 11 de novembro uma índia deu entrada no Hospital Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, com seu filho que nasceu horas antes, em casa, numa aldeia. A criança chegou em estado grave e recebeu prontamente todo o atendimento necessário da equipe do Hospital, sendo de imediato transferida para a UTI neonatal. Desde então houve a suspeita de que ela tivesse microcefalia.
A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor que o normal. Para crianças que nasceram com nove meses de gravidez, o esperado é que tenham pelo menos 34 cm de circunferência. De acordo com o Ministério da Saúde, bebês que nascem com circunferência da cabeça igual ou menor a 32 cm têm a malformação.
A criança que nasceu em Porto Seguro tem o crânio de 27cm, portanto possui a doença. A investigação da origem da malformação é responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, e de acordo com Márcia Quaresma, superintendente de Vigilância Epidemiológica do município, as causas já foram investigadas e a relação com dengue ou Zika vírus está descartada, pois a mãe afirmou não ter tido a doença ou sintomas da mesma durante a gravidez.
O bebê que completa um mês essa semana, já saiu da UTI, e segundo informações do Hospital Luis Eduardo, ele está no alojamento conjunto e passa bem.
Por: Assessoria de Comunicação - Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães