div>

Três invasões de terras em Itabela em uma semana


Grupo de ´sem teto´ ocuparam mais uma área em Itabela. 
Mais uma invasão de terra aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), por grupo formado por cerca de 50 famílias que ocuparam uma área que fica localizada no Bairro Francisqueto, às margens da Av. Guaratinga, a 4 km de Itabela.

Portando enxadas e facão, os ocupantes chegaram por volta das 06h, e começaram a fazer a demarcação das áreas para a distribuição de vários lotes para as famílias. A ação foi liderada por Romualdo Oliveira de 34 anos, e que segundo ele, o motivo da ocupação é devido à área não possuir documentação afirmando ele, que o terreno é de propriedade do estado.
Foto: Alex Barbosa/BAHIA DIA A DIA
Um dos membros do movimento, disse que ser a área for do governo deve ser invadida sim “ O problema de moradia em Itabela é muito grande e queremos ter nosso teto” disse.

Licínio Torezani, afirmando ser o proprietário da terra, prestou queixa na delegacia civil de Itabela, alegando invasão de propriedade privada e de imediato a guarnição da polícia militar foi ate o local apurar as informações.
Foto: Alex Barbosa/BAHIA DIA A DIATenente Assis Ribeiro, negociou por quase uma hora com os invasores.
O Tenente Assis Ribeiro, esteve no local ficou à frente das negociações por quase uma hora, dialogando com ´os invasores´, para encontrar uma solução pacífica para que os invasores procurassem os órgãos competentes para solucionar o caso.

Com isso, foi formada uma comissão composta por quatro membros, e foi ao encontro do vereador Alencar Arrabal, para saber como qual o legislativo poderia contribuir para resolver a questão. Ficou acertado que a câmara de vereadores iria averiguar toda a documentação do terreno junto o setor de tributos e passar as informações para os ocupantes.
A àrea foi desocupada e o grupo aguarda as informações do real proprietário da terra.

O Vereador Alencar se propôs em analisar a documentação do terreno no setor de tributos do município.

INVASÕES PODEM TER CONOTAÇÃO POLÍTICA
Essa semana duas ocupações de áreas foram registradas em Itabela uma na última terça-feira (9), quando cerca de trinta cinco família invadiu a área do campo da francisqueto, que pertence ao município, localizada no bairro francisqueto. A ocupação foi liderada por ´Mazinho do Povão´ que é diretor da Liga de Futebol de Itabela e funcionário público do município de Itabela.

Também no mesmo dia, foi invadido uma área do município destinada a construção de uma creche no bairro francisqueto e a área já estava em preparada para o início das obras. O secretário de administração, Rony Charles chegou a registrar um boletim de ocorrência na delegacia civil de Itabela.

A possibilidade de ter conotação política dentre as invasões é notória, visto que alguns dos “invasores” são ligados a grupo políticos da cidade.

Segundo informações, o funcionário público que liderou a invasão poderá ser punido por essa ação.

bahiadiaadia
Tecnologia do Blogger.