div>

Procuradoria da República quer solução no caso do fazendeiro raptado por indígenas

A Procuradoria Federal da República, em Eunápolis, entrou no caso e deu quatro dias para a Polícia Federal apresentar um relatório para que o Ministério Público Federal autorize à Polícia Federal com reforço do Estado a promover uma varredura no Parque Nacional de Monte Pascoal, em Porto Seguro, no qual território o fazendeiro Raimundo Domingos dos Santos, está raptado desde a manhã do último sábado (09/08).

Procuradoria da República quer solução no caso do fazendeiro raptado por indígenas em Porto Seguro
O fazendeiro Raimundo Domingos dos Santos, 54 anos, é dono há 21 anos da fazenda Cachoeirinha (de um alqueire e meio), na região do distrito de São Geraldo, na vizinhança da Aldeia Boca da Mata, no Parque Nacional de Monte Pascoal, no município de Porto Seguro. 

Mas há 4 meses teve que abandonar a propriedade por causa da invasão de pataxós à sua fazenda. Período que ficou morando na sua outra propriedade rural na região da Maria Bonita em território de Itamaraju. No sábado passado (09), ele voltou à sua fazenda no entorno do Parque Nacional, porque havia recebido um recado do cacique Alfredo que poderia retornar ao local para resgatar seus animais: seis vacas, uma mula e uma jega. Mas ao chegar à portaria da área, percebeu que a fazenda estava habitada por indígenas e retornou. Foi a uma propriedade rural de um casal de caboclos, onde tomou café e resolveu ir embora, mas saindo por outra estrada vicinal. E quando passava pela sede da Fazenda Brasília, outra propriedade abandonada pelo dono e ocupada pelos índios, ele foi interceptado e dominado sob amarraduras por cerca de 30 indígenas munidos de armas de fogo.

 O fazendeiro estava na companhia do seu compadre Manoel Messias Cardoso, 58 anos, que foi liberado pelos indígenas e teve que fugir a pé pelo matagal até chegar ao distrito de São Geraldo, onde informou o ocorrido. Manoel Messias é a única testemunha do crime. 

A filha do fazendeiro, Núbia Alves Santos, 30 anos, está com esperança de encontrar seu pai ainda com vida. Raimundo Domingos é filho de uma família tradicional da cidade vizinha de Itamaraju e é pai de 4 filhos, três mulheres de 6, 27 e 30 anos e um menino de 10 anos. Policiais da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar de Eunápolis, sob o comando pessoal do major Cleber Santos da Silva, já vasculhou toda área possível em torno do Parque Nacional de Monte Pascoal, em territórios de Itabela e Porto Seguro e também no local onde ocorreu o rapto, já por duas vezes, mas nenhum vestígio do paradeiro da vítima foi encontrado. 

O carro do fazendeiro raptado, uma caminhonete Volkswagen, modelo Saveiro, cor branca, Placa de Linhares-ES., também está desaparecido. A autoridade policial que apura o caso, delegado regional da Polícia Federal de Porto Seguro, Eriosvaldo Renovato Dias, tem 30 dias para concluir o inquérito e apontar a realidade dos fatos. 

Entretanto, nesta terça-feira (12/08), o procurador federal da república Fernando Zelada, do Ministério Público Federal, da regional de Eunápolis, entrou no caso e deu ao delegado até a próxima sexta-feira (15/08) para lhe apresentar um relatório parcial ou concreto sobre o episódio com natureza de flagrante federal. A finalidade do MPF é autorizar a Polícia Federal e pedir ajuda ao Estado com a possível aquisição da CAEMA a promover uma varredura a tempo dentro do Parque Nacional de Monte Pascoal, objetivando descobrir o paradeiro do fazendeiro Raimundo Domingos dos Santos.

 (Por Athylla Borborema). teixeiranews
Tecnologia do Blogger.