div>

Alunos passam mal após tomarem rémedio da Campanha nacional de combate à hanseníase e verminose nas escolas





Nossa redação recebeu as imagens das crianças sendo atendidas no hospital nesta sexta feira 22/08, segundo relato de uma mãe de aluno, vários adolescentes que estudam no Colégio estadual Cristina Batista passaram mal após tomarem o remédio e tiveram que serem levados para o Hospital.

Segundo uma mãe, houve muita correria devido alguns alunos começarem a fazer vômito e empolar a garganta.

A secretaria de Saúde de Porto Seguro enviou uma nota esclarecendo o ocorrido, segue abaixo a integra a nota.


PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO SEGURO

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE


Nota de Esclarecimento

Assunto: Ocorrência durante a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases (verminose)

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro vem por meio desta esclarecer à população sobre a situação ocorrida nesta sexta-feira, 22 de agosto de 2014, no Colégio Estadual Cristina Batista durante a realização da Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases, quando 30 crianças apresentaram reação alérgica após a administração do medicamento Albendazol de 400mg na forma de comprimidos mastigáveis, com prazo de validade de setembro de 2018.


A Campanha de combate à hanseníase e verminose nas escolas de Porto Seguro iniciou no dia 01 de agosto. Vale ressaltar que esta é uma campanha nacional lançada em julho de 2012 e de elevada responsabilidade na prevenção e promoção da saúde. O trabalho desenvolvido pela atenção básica junto ao programa de saúde na escola objetiva fazer avaliação física das crianças de 5 a 14 anos do ensino infantil fundamental I e II das escolas municipais, rurais e indígenas, a fim de diagnosticar precocemente os casos de hanseníase e tratar as verminoses. A ação abrange 103 escolas do município e beneficiará mais de 23.000 alunos.

Foram disponibilizados nas escolas formulários denominados Termo de Recusa que foram preenchidos pelos pais ou responsáveis caso não autorizassem a administração do medicamento.

A partir do dia 15 de agosto, as equipes de saúde da família iniciaram a administração do medicamento nas escolas Chico Mendes, José de Anchieta, Manoel Carneiro, Corujinha e Tio Patinhas sem intercorrências, porém a situação ocorrida nesta sexta-feira foi um fato que demandou medidas emergenciais e todas as medidas cabíveis de forma oportuna, pela Secretaria de Saúde.

Dentre as ações adotadas, os alunos foram atendidos inicialmente pelo SAMU 192 e equipe da Unidade de Saúde da Família Areião, e encaminhados imediatamente para assistência médica no Hospital Municipal. Após atendimento, receberam alta sem maiores complicações e serão acompanhados no domicílio pelas equipes da Estratégia Saúde da Família.

Em tempo, a equipe da Secretaria de Saúde compareceu ao colégio para esclarecimentos aos pais presentes e professores. Na oportunidade, a Vigilância em Saúde recolheu amostras da medicação administrada, coletou amostras de água e alimentos da merenda escolar fornecidas aos alunos após administração do medicamento, e foram encaminhadas para análise ao Laboratório Central em Salvador.

Por medidas cautelares a campanha de combate às verminoses foi suspensa temporariamente aguardando os resultados das análises das amostras enviadas, sendo recolhidos todos os lotes fornecidos pelo Ministério da Saúde para a campanha.

Secretaria Municipal de Saúde
Tecnologia do Blogger.