div>

Concorrida solenidade marca instalação da Universidade Federal em Porto Seguro



Uma solenidade histórica, que superlotou o auditório principal do Centro de Convenções marcou a instalação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) na tarde desta sexta-feira (29), em Porto Seguro. A cerimônia, iniciada com a apresentação do Hino Nacional pelas orquestras do Descobrimento e Neogibá, contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner; da prefeita de Porto Seguro e do vice; da senadora Lídice da Mata; do reitor da UFSB, Naomar Almeida Filho; de deputados; secretários estaduais e municipais, vereadores, empresários, prefeitos e lideranças locais e regionais, além de profissionais da imprensa e reitores da UFSB.

Durante o evento foi assinado um termo de compromisso para a construção do futuro campus de Porto Seguro na sede da Ceplac. Também foi assinado um protocolo de intenções com o Centro de Convenções, que funcionará como sede provisória da UFSB. A instalação do Campus Sosígenes Costa em Porto Seguro foi formalizada com a apresentação dos membros efetivos e posse do Conselho Universitário. Após instalado oficialmente, através do reitor Naomar Almeida Filho, o novo conselho ofereceu Moções de Reconhecimento a três personalidades: a prefeita de Porto Seguro; o presidente da Veracel Celulose, Antonio Sergio Alipio e a reitora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Dora Leal Rosa.

Referência no Estado


Para o governador, o dia de hoje ficará marcado na história de Porto Seguro, “que há muito merecia uma instituição como a Universidade Federal do Sul da Bahia”. O governador elogiou ainda a escolha do Centro de Convenções como sede provisória da futura universidade. “Porto Seguro já é um charme e a sede da universidade com uma vista dessa, é fantástica”, ressaltou. Na opinião de Jaques Wagner, nos próximos anos a UFSB será uma referência no Estado. “Vocês não têm ideia de como essa universidade irá transformar a realidade dessa região”, salientou.

Em seu pronunciamento, a prefeita agradeceu o empenho do governador Jaques Wagner junto à presidente Dilma, para realizar esse sonho da comunidade. A prefeita destacou ainda os avanços da sua administração na área de educação e o empenho da Prefeitura para tornar esse sonho realidade. “A população de Porto Seguro se sente orgulhosa de abrigar um projeto tão importante para o desenvolvimento de nossa terra”, concluiu.

Durante sua visita a Porto Seguro, o governador esteve ainda no Estádio Municipal, onde, ao lado da prefeita, do secretário estadual da Secopa, Ney Campelo e de lideranças locais, descerrou a placa autorizando o início das obras de reforma e adequação do estádio municipal de Porto Seguro para a Copa do Mundo Fifa 2014.

Ascom/prefeitura/ radar64

Tecnologia do Blogger.