Uma baleia jovem com cerca de 11 metros de comprimento foi encontrada morta na Ponta de Santo Antônio.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente após tomar conhecimento do fato entrou em contato com o Instituto Baleia Jubarte em Caravelas para informar o encalhe.
O Instituto enviou uma equipe para o local para fazer a identificação do animal e realizar coleta de material para exames.
A equipe do órgão não conseguiu fazer a identificação do animal devido ao estado de decomposição, coletando então material para identificação. O resultado, no entanto, só deverá ser divulgado nos próximo dois ou três meses. A demora, segundo a veterinária do programa de resgate do Instituto, Adriana Colosio, deve-se aos diferentes laboratórios de instituições de pesquisa e ensino a que o material será enviado.
A causa da morte só poderá ser determinada após os exames. A baleia estava debilitada e tinha vários parasitas.
A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanhou todo o trabalho e forneceu todo o apoio e logística para a realização dos trabalhos e para que pudesse ser feito o enterramento da baleia. A retirada da baleia contou ainda com o apoio também da ONG PAT Ecosmar e empresas privadas do município.
Pedimos à população que caso encontre animais marinhos nas praias, entre em contato com os órgãos competentes e evitem contato com os mesmos.
fonte.cabralianews